quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Patience...

Cair é muito comum. Quando bebês, aprendemos a andar caindo,levantando, chorando, levando pancadas e ralando o joelho. No mundo off - road não é diferente. Só se aprende as lições que se devem aprender caindo e levando alguns sustos. Às vezes, o susto é maior do que deveria ser, porque as faltas de experiência e orientação geralmente acompanham o baque. Aqueles que caem devido à prepotência de achar que já estão muito feras... Bem, aí já é outro caso.


Não é que a gente queira ou deva cair, mas devemos admitir a importância do tombo para o aprendizado. E devemos “saber cair”. Cair não é simplesmente se jogar. Cair é a nossa única alternativa quando a técnica escapa pelas mãos. Acontece! Principalmente e, sobretudo, quando se está “engatinhando”. Aliás, o termo é mesmo esse, engatinhar. Porque quem engatinha ainda não sabe tudo o que deveria saber, não tem a força e a resistência, o conhecimento que só vem com o tempo. E mesmo quando já se sabe andar, a queda vem, não só no motociclismo off – Road, nem só no motociclismo.

Cair é entender que por trás – por cima – da máquina existe um ser humano, que erra, cai, tem esse direito. No entanto, não esqueçamos que se a queda é inevitável, ao menos saibamos cair.

Confira esse belo tombo do Rick Carmichael, expoente do motocross e do supercross:

Nenhum comentário: